sexta-feira, 27 de março de 2009

MNMMR anuncia as atividades da semana

Por Hariádina Salveano.


O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – Fortaleza (MNMMR) realizará atividades durante toda essa semana, em sua sede no São João Tauape, para planejar as visitas do Projeto Minha História Minha Vida, reunir a militância para formação política e trocar experiências com outras organizações de apoio à crianças em situação de risco. No sábado e domingo, a quadrilha junina Amor Cearense ensaiará a partir das 20h.

Através do Projeto Minha Vida Minha História os educadores sociais do Movimento vão às casas dos jovens e crianças, para orientarem as famílias a buscarem apoio junto aos órgãos competentes e outras entidades de acordo com cada caso. Já nos encaminhamentos sociais são prestados serviços à comunidade de retirada de identidade e certidão de nascimento.
Núcleo quadrinha trabalha com crianças e adolescentes de 10 a 18 anos coma atividades de lúdicas e pedagógicas.


Saiba os horários e as atividades do MNMMR.

Segunda-feira: Visitas PMHMV (Projeto Minha História Minha Vida) - Manhã
Terça-feira: Encaminhamento sociais - manhã
Quarta-feira: Reunião da militancia ( formação política) - Manhã
Quinta-feira: Visitas PMHMV (Projeto Minha História Minha Vida) - Manhã
Sexta-feira: Trabalho de campo - Dia todo
Sábado: Núcleo Nada Consta - 13h / Ensaio da quadrilha Amor Cearense - 18h30
Domingo: Nada Quadrinha - 13 / Ensaio da quadrilha Amor Cearense - 18h30

Serviço:
Tv. Social, 183.
Bairro: São João do Tauape.
Fone: 8808.2257 – Coordenador Del.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Atividades do fim de semana

O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) estará em atividades neste fim de semana. No sábado (28), a partir das 14h, participarão da plenária de juventude do Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura de Fortaleza no colégio Figueiras Lima. E, domingo (29), o Núcleo da Quadrinha se reunirá no Parque do Cocó, a partir das 15h.

por: Paula Bandeira

quinta-feira, 12 de março de 2009

Um pouco de história

Por: Paula Bandeira

O MNMMR é uma ONG fundada em 1985 em nível nacional e está organizada nos 27 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Fortaleza, existe desde 1986.
Sua fundação esteve ligada diretamente ao sonho de não haver mais crianças vivendo nas ruas de Fortaleza apostando em ações de enfrentamento ao abandono e a desagregação das famílias.
Os motivos que levam crianças a morar nas ruas estão ligados primeiramente a pauperização de suas famílias. Depois, a violência doméstica, o uso de drogas, a mendicância entre outros.
A fundadora da ONG, Cíntia Nascimento, dedicou anos de sua vida em defesa destas crianças e adolescentes e ressalta que a maior dificuldade é re-inserí-las no ambiente familiar, deteriorado pelos motivos citados acima.
Atualmente a ONG atua no Conselho de Juventude de Fortaleza e Nacional, junto ao Conselho Tutelar. O resultado deste trabalho é visível por seus números. Desde de 1985 essas crianças e adolescentes são atendidos e estes estão fora das ruas. Del, coordenador da entidade comemora esse progresso.

Movimento desenvolve ações em prol da inclusão social

Por Sabrina Passos
O Movimento Nacional de Meninos e Meninas do Ceará é uma organização não-governamental que existe nos 27 estados da Federação e Distrito Federal. Sua sede se encontra hoje no bairro Benfica, atuando com crianças do bairro do Lagamar e Pirambu. Seu principal papel é retirar crianças, jovens e adolescentes abandonadas que estão nas ruas de Fortaleza.
Segundo o coordenador do movimento, Delton Teixeira, a ONG foi criada em 1985 em Sobral com iniciativas de assistentes sociais que atuavam na antiga Febem. No Ceará teve suas origens em 1986.
Lá são realizadas atividades junto as crianças como dança, teatro, oficinas, palestras e cursos. Para Dell estas ações são de grande importância, pois é através delas que as crianças se incluem na sociedade e criam com o passar do tempo o seu próprio senso crítico. Conseguindo assim entender o sistema em que vivem. Além de trabalhos de inclusão os informando sobre seus direitos e deveres.
Desde 2004 a Ong vem pautando a juventude e questões relacionadas ao estatuto da criança e do adolescente, tendo como principal ponto significante a redução da maioridade penal.

terça-feira, 10 de março de 2009

O MNMMR dá novos rumos para juventude

Por Aline Araújo
Foto: Hariádina Salveano

Em entrevista à nossa equipe o Coordenador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua do Ceará, Delton Teixeira, mais conhecido como Dell fala da organização não governamental que existe nos 27 estados da Federação e Distrito Federal e tem uma atuação com crianças abandonadas nas ruas da cidade.
Ele retrata um pouco de como funciona o movimento aqui no Ceará.

01. Nacionalmente, os Meninos e Meninas de Rua foi fundado em 1985. E aqui no Ceará quando se deu sua existência?
R= Bem, o movimento foi criado em 1985 e no Ceará veio em 1986. Começou em Sobral, através das assistentes sociais que atuavam na antiga Febem. Aqui em Fortaleza chegou em 1987, transformando-se, pois em Sobral era uma comissão e o local ficava distante. Todos vinham estrategicamente para capital para organizações estaduais a nível de estado.

02. A ONG trabalha basicamente com que?
Trabalham diretamente com as crianças fazendo atividades voltadas para pessoas que trabalham com esses meninos. O movimento é uma entidade não-governamental, mas nós temos mais caráter de movimento popular, que é de trabalhar com a co-gestão, que são crianças e adolescentes em sua maioria como a minha pessoa e outros que vieram das ruas, das gangues dos meios dos grupos, assim possibilitamos a questão dos educadores. Então, na verdade, é grupo que é organizado por núcleos, os adultos se organizam por comissões e cada uma delas tem seus núcleos de base que são os grupos de jovem na faixa etária de 8 a 21 anos. A partir de 2004, o governo vem pautando a juventude e isso permitiu uma abertura maior na faixa etária, estendendo-se até 24 anos. Seu início foi com crianças e adolescentes de rua, que há alguns anos tinha rua como centro urbano, assim não se trabalhava com periferia. A nova concepção de meninos de rua são os que estão na periferia, moradores dos terminais, das ruas próximas da nossa residência, por isso estes são considerados jovens em situação de risco. A diferença é que este perde todo seu vínculo familiar com a rua. Ele não possui referência familiar. Quanto ao menino morador é aquele que passa o dia na rua e no fim de tarde volta para casa ou então aquele menino próximo das nossas casas que é o que passa os dias nas ruas.

3. Quais as atividades que a ONG faz com as crianças, jovens e adolescentes?
R= O movimento trabalha com uma questão de organização de jovens, para eles conhecerem a linha do estatuto da criança e do adolescente. Pautado nisso, eles têm conhecimento dos seus direitos e deveres. O movimento se organiza através de grupos e hoje através de oficinas de grafites, danças e teatro na formação de jovens de acompanhamento e encaminhamento. Futuramente isso lhes permitirá tanto ser educadores como participantes desta sociedade e terem seu senso crítico. Os educadores são facilitadores dos processos que elaboraram para os meninos serem ativos e participantes.

4. O governo federal tem a lei específica para as ONGs . Vocês participam desses projetos do governo federal com relação a financiamento?
Até 2001 tínhamos uma ajuda, mas esta quantia era recebida na matriz que funcionava em Brasília e repassava para demais filiais. Possuíamos apenas um CNPJ para todos os 27 estados. Por problemas administrativos na matriz, o movimento desfez este sistema e criou um CNPJ para cada estado, com isso todos têm sua própria autonomia jurídica e financeira.

05. Quais as principais bandeiras de luta do movimento?
O movimento hoje trabalha com alguns pontos significantes. Não chamamos de bandeiras, mas algumas ações principalmente da não redução da maioridade de 18 para 12 ou 14 anos de idade. A outra questão é política, porque as pessoas da federação compreenderam onde moram, o que faz, se está vivo ou morto.

06. Então o MMR defende o anti- capitalismo?
Defende não o anti-capitalismo, mas a convivência pacífica. Até porque não temos como fugir do capitalismo já que possuímos celulares e a gente acaba na contradição.

07. A partir de quando você começou a se interessar pelo movimento?
Tudo deu início aos meus 12 anos, quando eu participava de um projeto da fundação Cristão da Alemanha, que tinha crianças e adolescentes carentes e realizava projetos com jovens também.

segunda-feira, 9 de março de 2009

MOVIMENTO MENINOS E MENINAS DE RUA DESENVOLVE PROJETOS NO BAIRRO LAGAMAR

Em Fortaleza, o Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua do Ceará (MNMMR), atua desde 1994, no bairro do Lagamar realizando ações de organização e formação de novas lideranças. Atualmente, o movimento desenvolve diversas ações relacionadas à promoção dos direitos humanos e na organização popular de crianças, adolescentes e jovens moradores da comunidade com expectativas de transformar à realidade dessas pessoas.

De acordo com o coordenador do movimento, Del, o funcionamento dessa organização é feito através dos Núcleos de base. A comissão de periferia conta com dois núcleos de base: Núcleo de base Nada Consta, Barroso II e Núcleo das Quadrinhas, no Lagamar. O Núcleo de base das Quadrinhas trabalha com crianças, a partir dos 10 anos de idade e adolescentes até 18 anos, desde junho de 2007. E o Núcleo Nada Consta com adolescentes de 12, e jovem de até 24 anos. Esses dois projetos desenvolvem ações de organização e formação nos núcleos, onde são feitas oficinas lúdicas e pedagógicas, na intenção de fortalecer a integração desses meninos a transformarem sua realidade, com base na metodologia da Educação social, Arte educação e nos valores da educaçao popular.

Além de realizar esse trabalho social em prol das crianças, adolescentes e jovens. O MNMMR realiza projeto como Minha História, Minha Vida, que faz um acompanhamento dessas pessoas em conflitos com a lei, acompanhando de perto processos judiciais e realiza com eles um trabalho de reintegração à sociedade.

Hoje, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas do Ceará, localiza-se em Fortaleza, no bairro São João do Tauape e conta em torno de 350 crianças, adolescentes e jovens e através dos Núcleos de base, do projeto minha história, minha vida e também por acompanhamento específico.
Por:Alexandre Lima