segunda-feira, 9 de março de 2009

MOVIMENTO MENINOS E MENINAS DE RUA DESENVOLVE PROJETOS NO BAIRRO LAGAMAR

Em Fortaleza, o Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua do Ceará (MNMMR), atua desde 1994, no bairro do Lagamar realizando ações de organização e formação de novas lideranças. Atualmente, o movimento desenvolve diversas ações relacionadas à promoção dos direitos humanos e na organização popular de crianças, adolescentes e jovens moradores da comunidade com expectativas de transformar à realidade dessas pessoas.

De acordo com o coordenador do movimento, Del, o funcionamento dessa organização é feito através dos Núcleos de base. A comissão de periferia conta com dois núcleos de base: Núcleo de base Nada Consta, Barroso II e Núcleo das Quadrinhas, no Lagamar. O Núcleo de base das Quadrinhas trabalha com crianças, a partir dos 10 anos de idade e adolescentes até 18 anos, desde junho de 2007. E o Núcleo Nada Consta com adolescentes de 12, e jovem de até 24 anos. Esses dois projetos desenvolvem ações de organização e formação nos núcleos, onde são feitas oficinas lúdicas e pedagógicas, na intenção de fortalecer a integração desses meninos a transformarem sua realidade, com base na metodologia da Educação social, Arte educação e nos valores da educaçao popular.

Além de realizar esse trabalho social em prol das crianças, adolescentes e jovens. O MNMMR realiza projeto como Minha História, Minha Vida, que faz um acompanhamento dessas pessoas em conflitos com a lei, acompanhando de perto processos judiciais e realiza com eles um trabalho de reintegração à sociedade.

Hoje, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas do Ceará, localiza-se em Fortaleza, no bairro São João do Tauape e conta em torno de 350 crianças, adolescentes e jovens e através dos Núcleos de base, do projeto minha história, minha vida e também por acompanhamento específico.
Por:Alexandre Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário