quinta-feira, 2 de abril de 2009

MNMMR reivindica CUCA para o Lagamar

Por: Alexandre Lima

O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) participou do Plano Plurianual Participativo (PPA) – 2010-2013 que aconteceu no ultimo sábado (28), na Escola Municipal Filgueiras Lima, no bairro Jardim América. O PPA é uma lei que define programas e metas que constarão nas leis orçamentárias dos próximos quatro anos (Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), os eixos temáticos discutidos foram Desenvolvimento (saúde e assistência social), Desenvolvimento Humano (educação, cultura e esporte e lazer), Desenvolvimento Urbano (transporte, meio ambiente, infraestrutura e habitação), Desenvolvimento Socioeconômico (trabalho e renda e turismo), dentre outros.

O tema escolhido pelo Movimento foi Desenvolvimento que abrange educação, cultura, esporte e lazer. Segundo uma das coordenadoras do MNMMR que atua no movimento há três anos, Letícia Araújo, o principal motivo da participação dos Meninos e Meninas de Rua no PPA, é a reivindicação de um Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) para o bairro Lagamar. Ainda de acordo com Letícia, “no Lagamar não existe um centro urbano, centro de lazer, quadra de esporte, uma pracinha. O que tem de diversão mesmo é aquele canal, que inclusive morreu uma pessoa semana passada afogada por causa da chuva,” reclama. A coordenadora comentou que a própria prefeita já anunciou que vai ter um CUCA no bairro, já mostrou inclusive uma maquete, “não tem um local especifico, não tem nada orçado pra isso ainda, nada.” lamenta.

Questionada sobre a importância da implantação do CUCA no Lagamar, ela diz que “o CUCA vai trazer a parte da profissionalização e a parte cultural, algo que o bairro não tem.” destaca.

Além de Letícia, outros integrantes do Movimento marcaram presença no evento. É o caso de Simplício Nascimento, de 22 anos, que está no MNMMR há dois anos. O jovem entrou no movimento através do projeto Minha Historia, Minha Vida e disse que a construção do Centro será de grande utilidade para os jovens, no sentido de trazer mais informação e também um objetivo na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário