quinta-feira, 23 de abril de 2009

MNMMR promove encontro de socialização

Por Aline Araújo
O MNMMR realizou, na tarde de terça (21), um evento na Escola Ambiental (Semear) no bairro Pio XII. A proposta do encontro foi de socialização entre os participantes do Movimento das comunidades do Lagamar, Barroso II, Bom Jardim, Tasso Jereissati, Tancredo Neves, Luiza Távora e Pio XII.

Todos que chegavam ao local preenchiam um cadastro para o controle da quantidade de participantes, seu perfil e sua localidade. A programação foi diversificada, houve brincadeiras educativas, exposição das leis do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), slides com fotos dos eventos anteriores, apresentações musicais e dinâmicas.

Cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens de 8 a 24 anos participaram do encontro. Segundo o coordenador do Movimento, Dell, o encontro é feito semestralmente e o intuito é que os participantes se conheçam e se integrem. Posteriormente acontecem eventos para os pais e para o Conselho Tutelar que acompanham o trabalho do Movimento, que tem como objetivo a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, organização dos meninos e meninas de rua com fortalecimento e interiorização e formação de educadores.

Ainda de acordo com coordenador, é complicado conseguir apoiadores, pois existem preconceitos, é o caso de algumas empresas privadas, pois o nome da ONG é um empecilho, já que dificilmente a empresa quer associar sua marca a movimentos com esses fins, ele ressalta “Já conseguimos dar novos rumos para 30% dos que participam e participaram do Movimento. O que precisamos são voluntários que ajudem a profissionalizar os participantes seja com atividades culturais, esporte, lazer, palestras, enfim inseri-los na sociedade mostrando seu valor”.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Jovens do MNMMR recebem certificado do e-jovem

Por Hariádina Salveano

Cerca de 240 jovens e adultos entre 16 e 33 anos do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) receberam ontem, 04 de abril, o certificado de conclusão do curso de informática do Projeto E-jovem promovido pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Educação (Seduc). A solenidade aconteceu no auditório da Faculdade 7 de Setembro (Fa7) e contou com a presença do secretário adjunto de educação Mauricio Holanda e do palestrante e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-Ceará) Mauro Oliveira.

O objetivo do projeto é a formação complementar dos alunos da rede estadual de ensino e é desenvolvido em dois módulos. O primeiro são as linguagens básicas, português, matemática, inglês instrumental, informática e empreendedorismo social. E o segundo são linguagens específicas, o desenvolvimento de software.

Segundo a coordenadora do núcleo da Quadrinha do MNMMR, Letícia Araújo, boa parte dos jovens já está no mercado de trabalho e quer modificar a realidade da comunidade, ela fala que “com esse projeto eles aprendem sobre sistemas operacionais e podem utilizá-los no trabalho ou em casa”. Leidson Melo, 17, participa do MNMMR há um ano e está feliz com as novas possibilidades no mercado de trabalho na área de programação e fala “a velocidade do avanço tecnológico é surpreendente, fechar os olhos para isso é negar o futuro”.
Na entrega de certificados além dos jovens do MNMMR estavam presentes outros alunos do Projeto, que é realizado em todos os bairros de Fortaleza.

Leidson Melo,um dos jovens que recebeu o certificado.
Foto: Hariádina Salveano.


Todos os alunos do e-jovem do auditório da FA7.
Foto: Hariádina Salveano.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

MNMMR reivindica CUCA para o Lagamar

Por: Alexandre Lima

O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) participou do Plano Plurianual Participativo (PPA) – 2010-2013 que aconteceu no ultimo sábado (28), na Escola Municipal Filgueiras Lima, no bairro Jardim América. O PPA é uma lei que define programas e metas que constarão nas leis orçamentárias dos próximos quatro anos (Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), os eixos temáticos discutidos foram Desenvolvimento (saúde e assistência social), Desenvolvimento Humano (educação, cultura e esporte e lazer), Desenvolvimento Urbano (transporte, meio ambiente, infraestrutura e habitação), Desenvolvimento Socioeconômico (trabalho e renda e turismo), dentre outros.

O tema escolhido pelo Movimento foi Desenvolvimento que abrange educação, cultura, esporte e lazer. Segundo uma das coordenadoras do MNMMR que atua no movimento há três anos, Letícia Araújo, o principal motivo da participação dos Meninos e Meninas de Rua no PPA, é a reivindicação de um Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) para o bairro Lagamar. Ainda de acordo com Letícia, “no Lagamar não existe um centro urbano, centro de lazer, quadra de esporte, uma pracinha. O que tem de diversão mesmo é aquele canal, que inclusive morreu uma pessoa semana passada afogada por causa da chuva,” reclama. A coordenadora comentou que a própria prefeita já anunciou que vai ter um CUCA no bairro, já mostrou inclusive uma maquete, “não tem um local especifico, não tem nada orçado pra isso ainda, nada.” lamenta.

Questionada sobre a importância da implantação do CUCA no Lagamar, ela diz que “o CUCA vai trazer a parte da profissionalização e a parte cultural, algo que o bairro não tem.” destaca.

Além de Letícia, outros integrantes do Movimento marcaram presença no evento. É o caso de Simplício Nascimento, de 22 anos, que está no MNMMR há dois anos. O jovem entrou no movimento através do projeto Minha Historia, Minha Vida e disse que a construção do Centro será de grande utilidade para os jovens, no sentido de trazer mais informação e também um objetivo na vida.